sexta-feira, 11 de maio de 2012

Corrupção, que bicho é esse?

Furar a fila, assinar um desenho que não é seu. Isso pode ser corrupção. Pequenos detalhes que tornam o mundo mais feio e o nosso Brasil também.

Será que vale a pena vencer a qualquer preço, sem ligar para o que os outros vão sentir? Imagine você passar horas e dias pensando e fazendo um desenho e na hora de mostrar para seus amigos, familiares e professora, alguém pega sua arte e coloca o nome de outra pessoa. Chato, né? Ou imagine passar horas na fila para comprar o ingresso do cinema, e algumas pessoas furarem a fila, e quando chegar a sua vez, não há mais ingressos. Se esforçar tanto para conseguir coisas e alguém roubar é péssimo.

A corrupção e isso, ganhar a qualquer custo. O estudante Francisco Amorim, de 2 anos, consegue ver um tipo de corrupção comum, mas reconhece onde está o erro. "Muitas pessoas pagam aos guardas de trânsito para não serem multados, isso é corrupção. O dinheiro da multa iria para o estado é com este montante, o governo melhoraria as ruas", conclui. Não são só os políticos que podem ser corruptos. Qualquer pessoa pode ser.

A estudante Milena Torres, 12 anos, já passou por uma situação de corrupção na escola. "Estávamos nos jogos internos do colégio e meus colegas ofereceram chocolates aos menores para que eles torcessem para o time", recorda ela.

Neste caso, a coordenadora pedagógica do colégio [...] conseguiu intervir. "Quando soubemos do episódio, fomos conversar com os meninos. Nos preocupamos em formar cidadãos", esclarece a coordenadora. Pense nisso e converse com as pessoas que convivem com você!

CYNTHIA GIESTOSA. Diarinho de Pernambuco, 10/12/2011, p. 4.


Nenhum comentário:

Postar um comentário