segunda-feira, 14 de maio de 2012

Conceito de gênero e reflexão sobre a língua

Roberto de Queiroz

As sequências didáticas do programa Jornal Escolar Primeiras Letras são escritas em linguagem simples e podem ser alinhadas aos eixos temáticos trabalhados em sala de aula. Elas giram em torno do estudo de gêneros textuais (contemplados nos eixos) e isso permite tal alinhamento.

Geralmente, as sequências didáticassão compostas de nove aulas. Da primeira à sétima, aborda-se o conceito de gênero e (na parte de revisão textual) o eixo análise linguística e reflexão sobre a língua. Quer dizer, os conceitos de cada gênero em particular (selecionados previamente) são vivenciados em sala de aula (na teoria e na prática) pelos estudantes no momento da produção (oral/escrita) e revisão dos textos das sequências.

Da oitava à nona aula (com o jornal já impresso), retomam-se os conceitos de gênero e a revisão textual (o eixo análise linguística e reflexão sobre a língua), de modo que são revistas todas as seções do jornal. Inclusive são sugeridos novos títulos.

Enfim, o programa Jornal Escolar Primeiras Letras possibilita aos estudantes o contato direto com gêneros textuais diferentes (oralmente e por escrito), tornando possível, pois, a reflexão sobre a própria língua e sobre a função social de cada gênero (re)escrito / (re)lido em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário