As sequências didáticas do programa Jornal Escolar Primeiras Letras são escritas em linguagem simples e podem ser alinhadas aos eixos temáticos trabalhados em sala de aula. Elas giram em torno do estudo de gêneros textuais (contemplados nos eixos) e isso permite tal alinhamento.
Geralmente, as sequências didáticassão compostas
de nove aulas. Da primeira à sétima, aborda-se o conceito de gênero e (na parte de revisão textual) o eixo análise linguística e reflexão
sobre a língua. Quer dizer, os conceitos de cada gênero em particular
(selecionados previamente) são vivenciados em sala de aula (na teoria e na
prática) pelos estudantes no momento da produção (oral/escrita) e revisão dos
textos das sequências.
Da oitava à nona aula
(com o jornal já impresso), retomam-se os conceitos de gênero e a revisão
textual (o eixo análise
linguística e reflexão sobre a língua), de modo que são revistas todas as
seções do jornal. Inclusive são sugeridos novos títulos.
Enfim, o programa Jornal Escolar Primeiras Letras possibilita aos estudantes o
contato direto com gêneros textuais diferentes (oralmente e por escrito),
tornando possível, pois, a reflexão sobre a própria língua e sobre a função
social de cada gênero (re)escrito / (re)lido em sala de aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário